Não que goste de receber carradas de catálogos enfiados atabalhoadamente na caixa de correio, pelos 'suspeitos do costume' oferecendo mais-do-mesmo com cêntimos diferentes várias vezes por semana naqueles conceitos de '
bus marketing': vem tudo ao molhe, de pneus a fiambre da pá.
Mas não fico indiferente a uma boa peça, i.e., a um catálogo decente.
A
WishBookWeb deu-se ao trabalho de compilar várias gerações de catálogos completos de Natal de quatro grandes armazéns norte-americanos:
Wards, Sears, JCPenney e Spiegel. Começam em 1944 e vão até 1985.
Acho-os uma verdadeira delícia, até pelas diferentes análises que se podem retirar dali e, recuando sessenta anos, pode até observar-se que algum estilo de comunicação continua perfeitamente actual. A foto de cima, é do catálogo
Sears do primeiro Natal pós 2ª grande guerra, 1945, e a portabilidade de um equipamento, antepassado desmemoriado deste onde escrevo este
post, era já convidativa à compra de Natal; qualquer semelhança com a actualidade não é mera casualidade. O clássico e repetitivo '
back to school' seria inventado mais tarde.
Créditos: imagem wishbookweb.com